A imagem mostra um exemplo de um portão pivotante
abril 7, 2022

Portões pivotantes: conheça suas vantagens.

Por valedobandeirantes

Os portões pivotantes, estão em várias residências pelo Brasil, porém, muitas pessoas conhecem o modelo por portão de duas folhas. Assim, como os demais modelos, ele traz segurança e tranquilidade para os moradores. Apesar da diversidade de modelos de portões existentes, hoje vamos falar apenas sobre o portão pivotante.

Você pode encontrar esse modelo de portão nas mais diversas residências, desde fazendas, até em suntuosas mansões! Inclusive, nesses locais de alto padrão, esse modelo de portão costuma ter muitos detalhes, resultando em um produto de grande beleza e imponência.

O que é um portão pivotante? É um modelo de portão que costuma ter duas folhas, em que cada folha se abre para um lado oposto e geralmente, para parte externa da propriedade. Apesar de não ocupar muito espaço, esse modelo não é indicado para áreas com grande circulação de pessoas. Isso porque, ela pode ocupar espaço na calçada, o que pode gerar acidentes com os pedestres.

Então, onde usar portão pivotante? Ele é ótimo para residências, fazendas, sítios, empresas e industrias. Porém, é preciso ter atenção e cuidado ao escolher esse modelo, verifique se o mesmo é seguro para o ambiente desejado.

Caso, tenha muito tráfego de pessoas no momento da abertura, o ideal é que tenha uma pessoa do lado de fora para sinalizar e avisar os pedestres da abertura do portão. Ainda há a opção de escolher a abertura para dentro da propriedade, aí é preciso averiguar se sua garagem ou entrada possui disponibilidade para isso.

A imagem mostra um exemplo de um portão pivotante

Portões Pivotantes: como escolher o modelo ideal?

Mesmo que estejamos falando de um modelo de portão, existem várias questões para se considerar no momento de realizar a compra. Primeiramente, é essencial medir o vão disponível para instalação do portão e a disponibilidade de espaço para abertura e fechamento. Fique atento no momento de tirar as medidas, confira mais de uma vez para evitar dores de cabeça no momento da instalação.

Outra questão importante no momento de comprar portão pivotante, é pensar no material. Fique atento ao material, ele precisa ter ótima resistência e qualidade, prefira materiais com o alumínio e o aço.

A escolha do acabamento também é fundamental, procure optar por modelos de portões pivotantes que tenham pintura eletrostática epóxi, ela cria uma camada extra de proteção no metal, que ajuda a aumentar o tempo de vida útil, protegendo contra a ação do tempo e da oxidação.

 

Automatização de portões

Como funciona o portão pivotante? É possível automatizar esse modelo? Sim, os modelos de portões pivotantes, também permite a automação, que é a instalação de motores nas folhas do portão para acionamento por controle. Esse tipo de acionamento, aumenta a segurança e a comodidade dos moradores, já que não precisa descer do carro para abri-lo.

Mas atenção, é preciso ficar atento a alguns detalhes no momento de comprar os motores para automação. Para tornar o portão pivotante automático, é preciso comprar 2 motores, um para cada folha, eles serão instalados juntamente com as colunas onde as folhas ficaram fixas. Também é bom ficar atento a quantidade de aberturas por horas e a velocidade de abertura. Cada modelo possui um padrão e um tempo diferente de abertura.

A automação deve ser feita por um profissional da área, já que é preciso ter uma precisão alta no momento de colocar o ponto de giro dos portões. Isso evita que o motor seja forçado e que o portão fique soqueteando no momento de abrir.

Existem vários tipos de automatizadores, alguns indicados para casas, comércios e empresas, para modelos de portões mais pesados, com o tempo de abertura total de 12 segundos. Um outro modelo possui tempo de abertura de até 9 segundos, indicado para residências, por fim ainda podemos encontrar algumas automações que fecham em apenas 6 segundos.

 

Quais são as vantagens desse modelo?

Como falamos anteriormente, esse modelo de portão é muito vantajoso, já que permite a instalação em uma grande diversidade de locais. Aliás, o portão de garagem pivotante, é ótimo para quem tem espaço reduzido.

Além disso, ele garante mais segurança para sua residência, é um modelo muito versátil e prático para instalar e fazer sua manutenção. Como se trata da abertura lateral, não exige tanto espaço como o modelo de portão de correr. Se comparado aos outros modelos, ele é o que menos necessita de manutenções frequentes. Já que não necessita de trilhos para correr.

Outro fator é que ele não tem uma limitação de altura, permitindo o uso em prédios e espaços amplos, o que não impede a entrada de veículos mais altos na propriedade.

Como podemos ver existem uma série de vantagens e benefícios nos portões pivotantes, mas fique atento no momento da compra, escolha um material resistente, fique atento as medidas e ao motor de automação. Sempre adquira seu portão ou motor de automação com um profissional para garantir maior qualidade! Portão pivotante de qualidade é na Dimatelas.