imagem mostrando dois tipos de portões, um basculante e outro deslizante
maio 27, 2021

O que você precisa levar em consideração ao escolher um modelo de portão?

Por valedobandeirantes

O portão é essencial em todo imóvel, funcionando como uma barreira física robusta que impossibilita a entrada de terceiros, de modo a proteger pessoas e bens.

Ainda que seja muito importante, muitos não sabem como escolher o modelo de portão ideal. Este é o seu caso? Então, confira aqui o que você precisa considerar para acertar na compra!

 

Modelos de portão

Antes de conferir tudo o que você precisa levar em consideração, é importante conhecer modelos e tipos de portões disponíveis no mercado. Existem três principais:

 

Portão de correr

Também chamado de portão corrediço, é um modelo com abertura e fechamento lateral, feito por meio de uma folha móvel que desliza sobre trilhos.

 

Portão pivotante

O portão pivotante é uma alternativa muito utilizada em imóveis residenciais. Seu sistema de abertura é semelhante ao de uma porta tradicional. Quando a folha móvel do portão abre para fora, pode ocupar uma parte da calçada, impossibilitando o fluxo regular de pessoas.

 

Portão basculante

Modelo que também é conhecido como portão flutuante, uma vez que sua folha móvel fica suspensa na horizontal quando está aberto, permitindo a passagem de veículos.

 

O que considerar para escolher o portão perfeito?

Existem pontos importantes que precisam ser considerados para acertar na escolha do modelo de portão. Isso ocorre porque nem sempre o imóvel tem características físicas que permitem a instalação de qualquer tipo.

Mas, o que você necessita considerar, exatamente? A seguir, preparamos uma lista completa com tudo o que precisa ser lembrado durante sua escolha. Acompanhe:

 

Espaço disponível para instalação

Considerar o espaço disponível para instalação é essencial, porque se a área for muito pequena ela poderá receber somente modelos muito específicos.

Os portões de correr, por exemplo, precisam de uma área de instalação maior, porque possuem abertura lateral. Já os portões pivotantes são versáteis e podem ser instalados em áreas pequenas, médias e grandes.

No caso específico dos pivotantes, lembre-se que se abrir para fora ocupará a calçada. Logo, não se recomenda essa alternativa para áreas em que há um grande fluxo de pessoas.

Os portões basculantes, por sua vez, são indicados para fachadas pequenas, com área de instalação reduzida. Eles são as melhores opções porque ficam suspensos na abertura, sem ocupar espaço lateral.

 

Segurança

O portão sempre deve oferecer máxima segurança! Pensando nisso, tente escolher modelos que tenham características específicas que ajudam a reduzir o risco de invasões.

Uma delas é se assegurar que o portão é confeccionado com materiais resistentes a arrombamentos. Além disso, ele não deve ser escalável, portanto, prefira os que são fabricados com materiais lisos e que não tenham vãos que permitam o encaixe dos pés.

Outro detalhe que faz a diferença é a visibilidade: o portão deve possibilitar ver o que se passa do lado externo do imóvel, o que permitirá identificar eventuais atividades suspeitas rapidamente, evitando sair ou entrar no imóvel nessas situações.

 

Automação

Instalar portão automático é um excelente investimento, seja pela praticidade de abri-lo ou fechá-lo, bem como pela segurança que essa alternativa oferece, por não precisar sair do veículo ou de casa para realizar esses processos.

Portanto, dê preferência para portões que sejam automáticos, ainda que o preço deles seja um pouco mais elevado. Na realidade, esse é um investimento que compensa por oferecer mais segurança ao entrar e sair do imóvel.

 

Qualidade

A qualidade é um detalhe importante, porque contribui para que o portão dure mais e tenha uma baixa manutenção. Por isso, gasta-se menos com consertos ou trocas frequentes, uma vez que quase não há necessidade de realizá-los.

Um portão de qualidade é aquele fabricado com material resistente e durável, como tubos de aço galvanizado, que não enferrujam. Se possível, escolha alternativas com acabamentos modernos e especiais.

A pintura eletrostática é um desses acabamentos, porque ela forma uma camada de proteção sobre o aço e potencializa sua proteção contra a corrosão, contribuindo para que o portão fique inteiro e bonito por muito mais tempo.

 

Decoração externa

A decoração externa também é um fator a ser considerado para escolher o portão para o imóvel. O ideal é que seja alinhado com o mesmo estilo decorativo da fachada, seja combinando o design do portão ou cores.

 

Manutenção

A manutenção é um detalhe fundamental, porque quanto menos trabalho e gasto, melhor. Portões feitos com materiais de qualidade, como os metálicos, apresentam essa característica de baixa manutenção.

Se possível, fuja dos portões de madeira, porque eles exigem uma manutenção regular, com necessidade de envernização para evitar que fiquem danificados. Assim, dá para simplificar seu trabalho de manutenção e ainda economizar.

 

Onde comprar portão

Quer comprar portão durável, resistente a danos, de baixa manutenção e excelente qualidade? A Dimatelas tem excelentes alternativas para você!

São modelos de portões corrediços, pivotantes e basculantes com estética incrível, pintura eletrostática epóxi e acabamento perfeito. Aproveite para entrar em contato e solicitar um orçamento!