março 24, 2021

O que mais cai na OAB de cada matéria?

Por valedobandeirantes

Para quem tem dúvidas quanto ao conteúdo das questões de prova da OAB, primeira fase, separamos algumas informações que serão úteis na hora de organizar e reforçar seus estudos.

Assim, você fica por dentro de como funciona a prova da OAB e antecipa a sua preparação.

Além dos assuntos mais cobrados na OAB, separamos ainda a quantidade de questões por matéria OAB. Tudo isso para que você se dedique ao máximo e conquiste a tão sonhada aprovação!

Lembramos somente que, apesar do exposto aqui abaixo, é imprescindível que você estude todos os conteúdos que são contemplados na ementa do edital do Exame da Ordem, a fim de não ser surpreendido na hora da prova, ok?

O que mais cai na prova da OAB em cada matéria

Ética e Estatuto da OAB – 8 questões

Órgãos da OAB, Direitos e Prerrogativas do Advogado, Honorários Advocatícios, Infrações e Sanções Disciplinares e Processo Disciplinar.

Direito Civil – 7 questões

Direito das Sucessões, Contratos em Espécie, Direito das Coisas, Direito de Família e Direito das Obrigações.

Processo Civil – 7 questões

Recursos em Espécie, Processo de Execução e Cumprimento de Sentença, Procedimentos Especiais, Formação do Processo e Petição Inicial e Audiência Preliminar de Conciliação ou Mediação.

Direito Penal – 6 questões

Crimes em Espécie, Tipicidade, Crime Consumado e Tentativa, Concurso de Crimes e Extinção da Punibilidade.

Processo Penal – 6 questões

Recursos, Provas, Ação Penal, Prisão e Liberdade Provisória e Jurisdição e Competência.

Direito Constitucional – 7 questões

Controle de Constitucionalidade, Direitos Individuais, Ações Constitucionais, Organização do Estado e Ordem Social.

Direito Administrativo – 6 questões

Agentes Públicos, Serviços Públicos, Intervenção do Estado na Propriedade, Improbidade Administrativa e Organização Administrativa.

Direito do Trabalho – 6 questões

Remuneração e Salário, Contrato de Trabalho, Direito Coletivo de Trabalho, Extinção do Contrato de Trabalho e Responsabilidade por Verbas Trabalhistas.

Processo do Trabalho – 5 questões

Recursos em Espécie, Execução na Justiça do Trabalho, Atos Processuais, Audiência Trabalhista e Procedimentos Especiais Trabalhistas.

Direito Empresarial – 5 questões

Direito Falimentar e Recuperacional, Direito Societário, Títulos de Crédito, Contratos Empresariais e Teoria Geral do Direito Empresarial.

Direito Tributário – 5 questões

Obrigação e Responsabilidade Tributária, Impostos Estaduais, Conceito de Tributo e Espécies Tributárias, Legislação Tributária e Exclusão do Crédito Tributário.

Direitos Humanos – 2 questões

Pacto de San José da Costa Rica, Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos, Estatuto da Pessoa com Deficiência, Comissão Interamericana de Direitos Humanos e Eliminação da Discriminação contra Mulheres.

Direito Ambiental – 2 questões

Política, Instrumentos e Sistema Nacional do Meio Ambiente, Flora e Direito Ambiental, Tutela do Meio Ambiente Artificial, Dano Ambiental e Teoria Objetiva da Responsabilidade Ambiental.

Estatuto da Criança e do Adolescente – 2 questões

Família Natural e Família Substituta, Medidas de Proteção Socioeducativas, Direitos Fundamentais, Apuração de Irregularidades em Entidade de Atendimento, Crimes e Infrações Administrativas.

Direito do Consumidor – 2 questões

Princípios e Direitos Básicos do Consumidor, Proteção Contratual no CDC, Responsabilidade pelo Fato do Produto e do Serviço, Práticas Abusivas e Responsabilidade pelo Vício do Produto e do Serviço.

Direito Internacional – 2 questões

Direito Civil Internacional, Condição Jurídica do Estrangeiro, Sentença Estrangeira, Tratados e Competência Internacional.

Filosofia – 2 questões

Filosofia do Direito Contemporâneo, Positivismo, Conceito de Direito, Ética e Direito no Mundo Antigo e Contratualismo Total – Rousseau.

Como estudar para OAB

Agora que você já conhece quais são os principais assuntos da prova da ordem chegou a hora de descobrir como estudar para OAB de maneira produtiva.

Para começar, você deve contar com um cronograma de estudos OAB. Nele, além do seu tempo de estudo, devem constar as atividades de lazer e descanso. Lembre-se também de incluir os períodos de revisão e resolução de questões.

O segundo passo é contar com o auxílio de um cursinho para OAB. Isso porque, com ele você terá acesso a conteúdos direcionados e auxílio especializado por parte dos professores que, na maioria dos casos, são referências em aprovação.

E por fim, para consolidar o seu aprendizado e revisar os conteúdos teóricos, basta treinar seus conhecimentos resolvendo simulado prova oab. A prática de resolver questões permite que você acompanhe o seu desempenho, identificando as suas falhas e pontos positivos.

Todas estas técnicas aliadas com uma rotina equilibrada e saudável contribuem para um estudo efetivo e completo que, com certeza, resultará na sua aprovação.