A imagem mostra um exemplo de alguns produtos que ajudam a perda da gordura abdominal.
maio 18, 2022

Como perder gordura abdominal

Por valedobandeirantes

Atire a primeira pedra quem nunca se olhou no espelho e ficou incomodado com aquela gordurinha localizada em alguma região do corpo, especialmente na barriga.

A gordura abdominal é uma das principais vilãs quando o assunto é estética corporal, tanto para homens quanto para mulheres, independente da idade.

A fim de perder gordura abdominal algumas pessoas recorrem a procedimentos cirúrgicos e dietas extremas com promessas irreais de resultados em pouco tempo sem nenhum esforço.

No entanto, é possível combater a gordura abdominal apenas com hábitos saudáveis de consumo em conjunto com medicações que dão resultado.

A imagem mostra um exemplo de alguns produtos que ajudam a perda da gordura abdominal.

Gorduras

Muitas pessoas querem eliminar a gordura abdominal, mas poucas sabem que existem dois tipos de gordura e que apenas uma delas é prejudicial à saúde.

Basicamente, existem dois tipos de gordura, a subcutânea e a visceral: a primeira está presente embaixo da pele e serve como energia para o organismo e proteção dos órgãos, já a segunda é uma gordura que fica grudada ao redor dos órgãos, impedindo o funcionamento efetivo de cada um deles e ocasionando diversos problemas de saúde.

Sendo assim, a gordura visceral é inimiga de uma boa saúde e perdê-la é essencial para viver melhor.

 

Causas e Problemas

Perder a gordura abdominal não é só uma questão estética, sendo o maior contratempo o bem-estar, pois a obesidade abdominal é um grande fator de risco para doenças cardíacas, AVC ou diabetes.

Geralmente, o acúmulo de gordura na região da barriga se dá por conta de maus hábitos na rotina como:

Consumo excessivo de carboidrato e açúcar;

  • Não praticar atividades físicas;
  • Dieta de baixa qualidade;
  • Alterações hormonais;
  • Estresse ou falta de sono;
  • Descontrole do colesterol ou diabetes.

Uma simples verificação para saber se a pessoa está com obesidade abdominal pode ser feita através do tamanho da circunferência abdominal.

O risco para mulheres se dá quando a cintura ultrapassa os 88cm e, nos homens, supera os 102cm. Quando as medidas extrapolam esses indicadores, é necessário buscar orientação médica e nutricional para acompanhamento e realização de exames.

 

Como perder gordura abdominal

Para perder a gordura abdominal é necessário perder massa corporal. E vale lembrar que somente o peso não é indicador de saúde, pois corpos diferentes agem de modos diferentes e podem ser saudáveis mesmo com peso maior ou menor que outro.

Até mesmo as pessoas magras querem perder um pouco mais de barriga e saber como fazer isso de forma segura e saudável é fundamental.

De modo geral, para perder gordura abdominal é necessário praticar atividades físicas, experimentar uma dieta balanceada, sem gordura e alimentos ultraprocessados, ou seja, manter hábitos saudáveis.

Também ajuda ter uma rotina de sono bem estabelecida e restrição no consumo de álcool. Veja algumas dicas para perder peso:

 

Alternar entre exercícios aeróbicos com musculação

Tanto correr, andar de bicicleta ou nadar melhora sua frequência cardíaca e faz suar, quanto fazer abdominais diariamente ajudará a reduzir a gordura visceral

 

Não passar mais de 4h em jejum

Fracionar a alimentação em três refeições principais com lanches intermediários, sendo uma dieta equilibrada e que atenda as necessidades nutricionais.

 

Evitar produtos industrializados

Esse tipo de produto costuma ser rico em gordura vegetal, corantes, além de aditivos químicos e conservantes que são tóxicos e podem desregular o metabolismo.

 

Evitar açúcar

É essencial descartar o açúcar e qualquer outro tipo de adoçante puro, e alimentos que tenham uma alta quantidade em sua composição.

 

Consumir fibras

As fibras como aveia, chia, quinoa, arroz integral, frutas e vegetais são alimentos que reduzem a absorção de glicose e retardam a digestão.

 

Evitar bebidas alcoólicas e refrigerantes

O álcool e o refrigerante têm efeito intoxicante para o organismo e podem desequilibrar a glicemia e os hormônios, ocasionando ganho de gordura.

 

Dormir bem

Ter uma boa noite de sono, respeitando o ciclo circadiano é recomendado, pois um estudo científico norte americano apontou que dormir mal aumenta os níveis de gordura na região da barriga.

 

Ingerir líquidos

A hidratação do corpo é fundamental para combater a gordura abdominal, já que a água hidrata as fibras e ajuda a eliminar as toxinas do organismo.

Além dessas dicas, deve-se evitar situações de estresse já que também são prejudiciais pois produzem cortisol, um hormônio que aumenta o apetite. Por fim, o jejum intermitente e os suplementos naturais podem ser utilizados para perder peso.

 

Emagrecedores

Além das dicas mencionadas anteriormente envolvendo melhores hábitos alimentares e atividades físicas, existe outra forma de perder gordura abdominal de forma segura: emagrecedores.

Existem diversas fórmulas disponíveis em farmácias e até mesmo em supermercados, mas o ideal é recorrer aos medicamentos manipulados.

Por conter compostos emagrecedores, esses medicamentos contribuem com a perda de peso e, consequentemente, com a perda da gordura abdominal.

No entanto, é fundamental que o consumo desses emagrecedores seja indicado por um médico e prescrito de acordo com as necessidades de cada paciente.

Se aliado a hábitos de vida saudáveis, os emagrecedores proporcionam o efeito desejado de forma segura, sem riscos à saúde. Na Dermo Manipulações é possível encontrar diversos medicamentos de boa qualidade que podem ajudar as pessoas a perderem gordura abdominal.