imagem de mulheres lado a lado
setembro 10, 2021

Como cuidar da pele do rosto durante o inverno?

Por valedobandeirantes

Com a chegada do inverno e a queda nas temperaturas nossa pele sente as mudanças imediatamente, por isso é essencial saber como cuidar da pele do rosto durante o inverno. Durante os dias mais frios nossa pele se comporta de uma forma diferente. Podendo se tornar mais áspera, oleosa, opaca e ficar sem vitalidade. Para evitar que sua pele sofra com o inverno é preciso ter alguns cuidados básicos.

Mas antes de entrar propriamente dito, na rotina ideal de skincare para o rosto. Vamos entender melhor o porquê ocorre essa transformação na sua pele. É comum que no inverno a umidade do ar fique abaixo do recomendado. Isso faz com que a nossa pele perda mais água e consequentemente fique menos hidratada. Como resultado ela fica seca e pode inclusive descamar em alguns pontos.

Outro ponto, é que no inverno não bebemos tanta água quanto deveríamos e isso afeta diretamente a pele. Por fim, ainda adoramos tomar banhos quentes e demorados. Mas isso é horrível para pele, pois tira a oleosidade natural da pele. Esse manto lipídico funciona como uma barreira natural de proteção da pele, sem ele nossa pele tem ainda mais dificuldade de manter a hidratação.

Pele do rosto ressecada no inverno, quais são os sinais? Confira uma lista dos principais sinais que indicam que sua pele está ressecada:

  • A pele fica sem vida e opaca;
  • Há descamação em alguns pontos como testa, nariz e queixo;
  • Ao toque a pele parece áspera e mais grossa;
  • A desidratação pode causar coceiras e alergias;
  • O processo de desnaturação das proteínas, deixa a pele com aspecto esbranquiçado.

Entretanto, algumas pessoas podem sentir a pele mais oleosa e com brilho. Pois, o banho quente pode acabar estimulando a produção excessiva de oleosidade na tentativa de cuidar da pele de recuperar a proteção perdida.

 

Como cuidar da pele do rosto para manter uma boa hidratação?

Antes de falar dos produtos, é importante lembrar que é essencial beber no mínimo dois litros de água diariamente e evitar banhos quentes. Todos os cuidados com a pele do rosto no inverno, devem ser feitos com produtos específicos para o seu tipo de pele e de indicados para área do rosto.

Nessa época é indicado investir em cremes e loções que proporcionem uma hidratação mais profunda na pele. E que tenha em sua fórmula o ácido hialurônico, um importante ativo que faz toda a diferença para sua pele. Nosso corpo já produz o ácido hialurônico naturalmente. Ele ajuda a manter a hidratação da pele, melhora sua estrutura, deixa com uma aparência mais jovial, saudável, macia e aveludada.

Podemos indicar três hidratantes ótimos que possuem esse ativo na fórmula:

  • O ácido hialurônico e colágeno: essa combinação além de hidratar, melhora rugas, linhas de expressão e manchas.
  • Facelift: além do ácido hialurônico, possui vitamina C e Densiskin, ativos clareadores e anti-aging.
  • Ácido hialurônico 1%: hidrata, tonifica, melhora rugas, linhas de expressão e deixa a pele aveludada.

Se você tem manchas na pele e deseja clarear a pele do rosto, essa é a época ideal. Durante o inverno a incidência dos raios solares é menor. Por isso, há a indicação de fazer o tratamento com cremes clareadores nessa época do ano. Porém, mesmo que a incidência seja menor, ainda é essencial usar protetor solar.

 

Dicas de skincare para uma pele perfeita no inverno.

Um dos maiores segredos para quem quer saber como deixar a pele do rosto bonita e lisinha é mantenha uma rotina diária de skincare. Sem os cuidados diários, é impossível manter uma pele bonita.

No inverno é ainda mais essencial ter essa rotina de cuidados seguida à risca. Assim, o primeiro passo para uma rotina de cuidados é saber como limpar a pele do rosto? Cuidar da pele do rosto inclui a limpeza com um produto específico para o seu tipo de pele. Para garantir que a pele ficou limpa, você pode reforçar a limpeza com água micelar. Seque a pele levemente e aplique um tônico, esse produto é essencial para equilibrar o PH da pele. Esses passos devem ser repetidos duas vezes ao dia e devem ser seguidos pela hidratação, tratamento e proteção solar.

Como melhorar a pele do rosto? Se sua pele tem danos causados pelo sol ou pelo processo de envelhecimento, é essencial tratar a sua pele. Existem vários produtos de beleza para o rosto que podem tratar esses problemas. Mas o ideal é sempre manter cuidados preventivos.

Por fim, como falamos inicialmente durante o inverno é essencial reforçar sua rotina de cuidados com produtos altamente hidratantes. Podendo acrescentar tratamentos para o clareamento de manchas, mas é essencial continuar com a proteção solar.

As áreas dos olhos devem receber uma atenção especial, assim como os lábios, não esqueça de usar produtos específicos para essas áreas. Aliás, outras áreas do corpo esquecidas quando falamos em uma rotina de cuidados são o pescoço e o colo. Assim, não esqueça de estender os cuidados para essas regiões quando estiver na sua rotina de skincare de inverno.